terça-feira, 9 de agosto de 2011

O ÊXTASE DE SANTA TERESA
Ir. Kelly Patricia

Eu ia pelo mosteiro, eu ia pensando no meu grande amor
Tinha perdido umas chaves, por certo no corredor.
Olhava em todo cantinho mirava uma planta, mirava uma flor,
Que São José me ajudasse, Nossa Senhora e Nosso Senhor.
Parei ao pé de uma escada, minha alma inundava suavíssima luz.
Quando na entrada do claustro, alguma coisa reluz.
Vi dois formosos bracinhos pra mim abertinhos em forma de cruz,
Ai que Menino tão lindo! Tão lindo, tão lindo! Menino Jesus!
Fiquei até abobada, fiquei extasiada ante aquela lindeza,
E quando indagou meu nome quase morri de surpresa,
Teresa só de Jesus, a mais indigna serva de vossa realeza.
E o teu? O meu ?
O meu teu nome invertido,
É bem parecido é Jesus de Teresa.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Carta do Coordenador Nacional ao MTA de Açailândia


É com estima consideração e alegria, que enquanto jovem atuante do MTA de Açailândia, vivendo este carisma sendo cristão autêntico no próprio ambiente, agradeço a Deus, a Santo Enrique, Santa Teresa e ao Beato Papa João Paulo II por fazer parte desta família universal que é o MTA.
Sou ciente da responsabilidade a mim confiada para articular e levar a diante o Movimento enquanto coordenador nacional, e peço diariamente forças para permanecer firme neste trabalho de tornar Jesus Cristo Conhecido e Amado.
O MTA não teria o ardor e aforça que tem, senão fosse provinda do Espirito Santo por meio do nosso carisma fundacional que nos move até as entranhas, e nos motiva a estar a serviço do Reino.
Convido a vocês a assistirem vídeo da Equipe Continental, presente no blog http://www.estatutosmta.blogspot.com/ , da qual estou inserido representando o Brasil, e peço a cada um/a que busquemos reacender a chama da esperança e da Caridade.

TUDO POR JESUS!!!!

Yuri de Souza Lima
Coordenador Nacional do MTA

terça-feira, 2 de agosto de 2011


NOSSAS ORIGENS

Enrique de Ossó nasceu em Vinebre (Espanha) na primeira metade do século XIX. A situação da Espanha ao longo deste século era complexa; estavam em jogo valores, interesses políticos e econômicos, ideologias, tradições, costumes, crenças, instituições que haviam sido inquestionáveis, como a Igreja. Santo Enrique de Ossó, como um homem maduro na fé, soube ler os sinais dos tempos e fazer análise social baseada na fé. Impregnado pela experiência de Santa Teresa de Jesus não só falava do que acontecia, procurava entender o que acontecia, e depois atuava movido por Deus. Antes de fazer qualquer interpretação, olhou a realidade com um olhar penetrante, e se comoveu até as entranhas. Em resposta a situações de sua época, avançou com criatividade e ousadia, em muitas iniciativas apostólicas.

À frente dos tempos, teve a intuição de promover os leigos/as na Igreja, e fundou associações que agrupavam diversos setores da sociedade:

A Arquiconfraria das Filhas de Maria Imaculada e Santa Teresa de Jesus em 1873, com o objetivo de difundir o espírito de Santa Teresa, entre os jovens, para cooperar com Cristo na salvação dos irmãos através da oração e bom exemplo.

A Irmandade Josefina em 1876, para os homens. Os associados deviam ser pessoas determinadas a expressar publicamente sua fé como testemunho social, a viver com coerência as promessas batismais e levar Cristo e o seu Evangelho ao ambiente de sua própria profissão.

O Rebainho do Menino Jesus em 1876, para as meninas. Ajudariam com a oração, a palavra e bom exemplo aos que se dedicavam à evangelização.

Elaborou os estatutos da Irmandade Teresiana Universal em 1877. Ele viu nela a possibilidade de uma corrente de vida nova, uma forma de viver em profundidade o compromisso cristão segundo o espírito de Teresa de Jesus.

Depois do Concílio Vaticano II a intuição de Enrique de Ossó deu origem ao MTA, ao qual podiam pertencer crianças-amigos de Jesus, jovens e adultos de ambos os sexos.

O MTA nasceu oficialmente na Igreja em 12 de Julho de 1977 em resposta à realidade histórica, com a aprovação dos primeiros estatutos pelo Conselho Pontifício para os Leigos.

Na comunidade eclesial somos muitos/as os que temos a Santo Enrique de Ossó e Santa Teresa de Jesus como mestres. Como MTA, nos sentimos e sabemos que somos parte da Família Teresiana.

"Formamos a Família Teresiana irmãs, leigos e sacerdotes que partilhamos o carisma e a espiritualidade apostólica de Santo Enrique de Ossó.”

Nos une uma herança recebida, um carisma, uma maneira de viver e se relacionar, um modo de ser cristão que compreende a existência chave de relação de amor. "Trata-se de que sejais cristãos de verdade, e facilitar os meios para ser (...) Haverá algum/a que não responda o chamamento?" (E. de O. vol. I, p. 206).

QUEM SOMOS?

O Movimento Teresiano Apostólico (MTA) uma associação internacional privada de fiéis leigos com personalidade jurídica que participam do Carisma da Companhia de Santa Teresa de Jesus. Sua sede se estabelece na Casa Geral da Companhia de Santa Teresa de Jesus, Via Valcannuta 134, Roma.

O MTA rege-se por seus Estatutos, assim como pelas disposições contidas no Código de Direito canônico e outras regras canônicas que resultam de aplicação.

O MTA, como um movimento de leigos/as na Igreja,contribui como um fermento, na construção do Reino (Cfr. C.L. 15, LG 31). Seus membros se comprometem a seguir um caminho de oração e compromisso apostólico, animados/as pela vida e a palavra de Teresa de Jesus e Henrique de Ossó. Por sua maneira de viver na família, no trabalho e na diversão, consagrando o mundo a Deus (L.G 34). O distintivo fundamental do Movimento é conhecer e amar a Jesus e fazê-lo conhecido e amado vivendo o compromisso cristão sendo apostolo no seu próprio ambiente.

O MTA é parte da Família Teresiana que está formada pelas Irmãs da Companhia de Santa Teresa de Jesus, leigos/as e sacerdotes que partilham o carisma e a espiritualidade apostólica de Santo Henrique de Ossó.

O MTA participa da vida e missão da Igreja, trazendo a riqueza de seu próprio carisma e contribuindo para a construção de uma sociedade justa e solidária. Reconhecemos que a comunhão eclesial é um dom do Espírito Santo, que o MTA é chamado a acolher com gratidão e viver com um profundo senso de responsabilidade. A nossa espiritualidade é Teresiana: "O mundo está envelhecendo, extingue-se a luz da fé e sufoca a chama da caridade(...) Deus, que não quer a morte dos pecadores, mas que se converta e viva. Deus que curou as nações, deixou em seu seio as sementes de vida e restauração (...) Algumas brasas de fogo divino esperam quem um sopro poderoso as avive, que uma mão as dêem combustíveis. Onde está essa mão? Onde está esse sopro? Quem vai renovar esses carvões que vão se apagando? "(E. de O. vol. 1, p. 206)

Fonte: Estatuto do MTA

A Comunidade de MTA é uma experiência recém iniciada aqui em Açailândia, mas que está motivando e alimentando espiritualmente no carisma daqueles/as adultos que decidem viver de forma mais comprometida o carisma teresiano, estando a serviço do reino.

As reuniões acontecem uma vez por mês, onde é criado um espaço de formação e de renovação do ardor missionário, local onde reacendemos a chama da fé e da caridade e a colocamos em prática.

Para pertencer à comunidade de MTA, devemos ser pessoas que correspondam os seguintes pontos conforme o estatuto do movimento no seu art. 4º:

São membros do Movimento os adultos e jovens maiores de idade que:

1. Que vivem em comunidade em um processo de oração, formação e compromisso pessoal e de grupo, aberto à realidade para ser presença solidária e de serviço no mundo.

2. Vinculados a uma comunidade de referência, devido à existência de uma comunidade constituída em sua localidade, vivem a espiritualidade Teresiana como um projeto de vida e colaboram com a vida do Movimento.


Se formam cristãos no carisma e na espiritualidade do Movimento:

1. Os adultos que estão iniciando no conhecimento da espiritualidade Teresiama, e deseja assumi-la como projeto de vida.

2. Adolescentes e jovens que estão propondo um grupo de convivência de crescimento pessoal na fé e a implicação na realidade.

3. Crianças que vivem em grupo o desejo de conhecer e amar a Jesus e torná-lo conhecido e amado.

Por meio dessa espiritualidade o Espírito torna possível a nossa existência como um Movimento, funda nossas raízes na experiência de Santo Enrique de Ossó e de Santa Teresa de Jesus, nossos mestres. Dele e Dela aprendemos uma maneira de ser e estar no mundo e na Igreja, de ler o evangelho, de nos relacionarmos pessoalmente com Jesus e com as pessoas, de olhar a realidade e responder aos seus grandes desafios.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Movimento Teresiano de Adolescentes


Olá amigos/as teresianos/as!

A juventude do MTA de Açailândia vem fazendo um trabalho muito bonito em nosso meio,comunidade e bairro. O trabalho com adolescentes é um deles. O MT Movimento Teresiano de Adolescentes foi criado por dois jovens membros do MTA ( Yuri e Natália) em 2004, com fundamentação dentro do carisma teresiano que abragem os adolescentes que acabaram de receber o sacramento da eucaristia e que tenham o desejo de pertencer ao movimento. Numa linha mais juvenil se desenvolvem os trabalhos e ações e também em preparação para ingressarem no MTA. Com o Encontro Intercontinental do MTA na Espanha em 2010, foram aprovadas novas regras no Estatuto do Movimento e nós nos adequamos a ela de forma que os adolescentes ligados ao Movimento tenham três etapas de preparo e formação até completarem a idade de Ingressarem no MTA. O MT hoje conta com uma equipe de assessores do MTA e também uma coordenação composta por cinco adolescentes, recebem o apoio e preparo dos membros da coordenação do MTA e os trabalhos vêm sendo desenvolvidos da melhor maneira possível dentro da linha e carisma teresiano e com temas próprios para idade. A participação de todos dentro da comunidade é grande, em todos os eventos da comunidade os jovens estão envolvidos e engajados. Investindo em nossos adolescentes teremos um futuro promissor no MTA com líderes comprometidos com o movimento, com o social e principalmente com o reino. Atualmente temos cerca 35 adolescentes assíduos no grupo com reuniões todo sábado Às 18:00. Esperamos que este trabalho se perpetue e consigamos alcançar nosso objetivo principal de tornar Jesus Cristo conhecido e amado por todos.

Luciana Silva
Coordenadora do MT e assessora leiga do MTA de Açailândia

domingo, 31 de julho de 2011

MTA realizará neste segundo semestre de 2011 o Projeto de Música Tocando e Cantado a Juventude




É com muita alegria e entusiasmo que a juventude do MTA, agradece a honrosa Fundação Enrique de Ossó (FUNDEO), ong espanhola, que também vive o carisma teresiano na partilha, na oração e na solidariedade, por ter aprovado o financiamento do projeto Tocando e cantando a Juventude.
Este é um projeto do Movimento Teresiano Apostólico de Açailândia e estará empregando os recursos a ele destinado, para formação social, cultural e religiosa de adolescentes e jovens, que receberão aulas de música neste segundo semestre de 2011.
Vale ressaltar que o projeto buscará através da música, prevenir e resgatar os valores socioculturais e religiosos da juventude; bem como valorizar a cultura local, através das aulas de Musica e atenderá jovens e adolescentes com facha-etária entre 14 a 18 anos, vitimas e sujeitas a todo e qualquer tipo de aliciamento, para que se tornem multiplicadores e formadores de opiniões que venham a mudar essa triste realidade.

MTA participará ativamente da 11ª Romaria da Terra

Terra, água, direitos: resistir, defender, construir

Caríssimos irmãos e irmãs a caminho do Reino de Justiça, Paz e Integridade da Criação.
A Palavra de Deus nos garante “um novo céu e uma nova terra (...), a tenda de Deus com os homens. (...) Nunca mais haverá morte, nem luto, nem clamor e nem dor” (cf. Ap 21, 1ss).
Recentemente, todos os bispos do Maranhão evocaram essa verdade na carta aberta direcionada a todas as pessoas que atuam na defesa e na promoção da vida em nosso Estado.
Ao observar quantos grandes projetos de um desenvolvimento ilusório estão se instalando em nossos territórios, muitas vezes com uma agressão progressiva ao meio ambiente e às comunidades tradicionais, os bispos convidaram para uma radical inversão de prioridades e valores.
Precisamos nos educar para um trato totalmente novo, mais ético, com o bem comum.
Como lembra o livro de Apocalipse, “É o tempo de destruir os sistemas que destroem a terra” (cf. Ap 11,18): esse é o lema que orienta a Romaria da Terra e das Águas 2011.
Fieis ao Deus dos pobres, escutando o clamor da Mãe Terra, dos seus filhos e filhas, queremos celebrar a resistência e o protagonismo dos povos e das comunidades atingidas pelos sistemas de morte, no campo e na cidade.
A Romaria é convocada para os dias 10 e 11 de setembro no distrito industrial de Piquiá, Município de Açailândia e Diocese de Imperatriz.
São um símbolo e um paradigma das reivindicações de muitas outras comunidades, que se sentiram agredidas por um ‘desenvolvimento’ que não garante vida e dignidade às pessoas em seus territórios.Nessa região, centenas de famílias pobres estão lutando contra a poluição e os impactos ambientais provocados pelo ciclo de mineração e siderurgia.
Temos certeza que as comunidades, a partir de sua fé na vida e no Deus criador, trarão para Romaria experiências de esperança e apontarão caminhos de renovação da aliança da humanidade com Deus e a natureza.
Precisamos defender nossas raízes e tradições, nossos sonhos de felicidade, nossas histórias e projetos comunitários.
Podemos construir um Maranhão não mais pautado pelos grandes projetos do capital (muitas vezes transnacional), mas fruto das sementes de nossa cultura, tecido de experiências locais que já estão funcionando e precisam ser fortalecidas e valorizadas.
Queremos, enfim, reafirmar e promover o nosso jeito de ser, viver, produzir e celebrar a vida!
Sejam bem-vindos/as à nossa Diocese de Imperatriz e entrem desde já no grande mutirão de preparação da Romaria!

Dom Gilberto Pastana - Bispo de Imperatriz e presidente do Regional Nordeste V

MTA - Realiza formação para lideranças teresianas



Foi com muito entusiasmo e alegria que a Assessoria e a Coordenação do MTA em Açailândia, se reuniram no ultimo final de semana, dias 22,23 e 24 de julho para renovar a chama do carisma teresiano, por meio de um encontro de formação de lideranças teresianas, onde, além dos mome
ntos de espiritualidade foi estudado e fortalecido o ardor missionário por meio de temas que envolvem o cotidiano da juventude. O encontro foi coordenado pelos leigos teresianos Claudiné e Yuri, que dinamizaram com toda dedicação e entusiamo as temáticas propostas. Agora é sor arregaçar as mangas e por a mão na massa "Juventude"!

TUDO POR JESUS!


MTA de Açailândia, participa da Romaria Teresiana



Foram cinco dias de fé, determinação e alegria pelos 100 anos de presença das Irmãs Teresianas em terras brasileiras, e nós, como Movimento Teresiano Apostólico, não poderíamos deixar de participar e celebrar este momento de renovação das chamas do nosso Carisma. Parabéns Irmãs Teresianas



Yuri (Açailândia-MA) Marcel (Guarapuava - PR) Irmã Claudean (Açailândia - MA)

Teresianos/as de todas as partes de Brasil

Irmã Claudean declamando um porma em cordel

Apresentação Cultural